Saiba como recuperar arquivos apagados no Linux

Muitas vezes deletamos arquivos sem querer ou deletamos e nos arrependemos por ter apagado do nosso computador, mas existem vários aplicativos que recuperam esses incidentes. O Windows é o sistema que mais possui tais aplicativos, mas a verdade é que existem vários aplicativos que fazem essa recuperação no Linux, seja qual for a distribuição, sela ela UbuntuDebianFedoraopenSUSE ou qualquer um de seus derivados.
Primeiro, temos que entender que se você deletou um arquivo apenas usando a tecla DELETE saiba que o arquivo esta na lixeira, então é só restaurar o arquivo, mas se usou o SHIFT + DELETE, ou o comando rm de fato deletou mesmo e não estará na lixeira, e neste caso vamos precisar fazer a recuperação dos dados.

Recuperando o arquivo

A primeira coisa a fazer é instalar uma ferramenta chamada foremost pelo repositório caso você use o Ubuntu. Basta digitarmos o seguinte comando para instalação do aplicativo:  sudo apt-get install foremost

Agora vamos usá-lo. Você deve identificar a partição onde queremos encontrar arquivos apagados. No meu caso é /dev/sda1 e eu vou procurar arquivos RAR digitando o comando: sudo foremost -t rar -i /dev/sda1 -T

O comando verifica a partição inteira buscando o tipo de arquivo rar. E ele cria uma pasta de saída chamada output/rar/ onde você vai encontrar os arquivos procurados, mas os arquivos não terão nome e você terá que olhar dentro de cada um para achar o que você está procurando. Se o arquivo não estiver nessa pasta, não há mais nada a fazer e ele estará perdido.

Share Button

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigatório * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.