Raciocínio Lógico – Só Pra Descontrair um Pouco

Um bêbado disse:”Se ontem fosse amanhã, hoje seria sexta-feira”

Em qual dia de semana o bêbado falou isso?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...


Se você acertou e pensa que é um gênio, acerta essa que eu quero ver! Qual é o funcionário da área de informática?



Share Button
Paulo

Este é mais um raciocionio Grégori Siqueira, pois a sua tese não se confirma, não tem como comprovar, fazer a prova dos nove.

Anaildo

Se hoje e sabado e quinta fosse sexta que dia e hoje

Anninha

Se ontem fosse amanhã, hoje seria sexta-feira
O Dia é Sexta-Feira
Se Quinta fosse Sábado, hoje seria sexta-feira, já que o ontem de sábado é sexta -feira.
Simples’ não necessita de contas, é lógica meu povo ;*

Anninha

Ontem, Hoje e Amanhã.
Hoje é o Ontem de Amanhã’

Daniel Vaz

quinta seria sábado que seria o dia antes do que ele disse ou seja domingo, nao nao é sexta

JulianoF

se o bêbado falou que “hoje SERIA sexta-feira” é óbvio q o dia não é sexta-feira… questão de lógica querida!!!

Diego lopes

Ontem= amanhã
Hoje=sexta, então amanhã= sábado
Como ontem é = amanhã então ontem = sábado e o dia em que o bêbado disse foi domingo

valmir pedroso

Algum professor de português me salva por favor, já tentei explicar que nesta famigerada questão a pergunta quem faz é o narrador. É mais uma questão de interpretação de texto e não de matemática. Já que o bêbado é mais lúcido e claro na sua AFIRMAÇÃO. Se ontem fosse amanhã hoje seria sexta! PRONTO GENTE. Se ontem -1 fosse amanhã +1 hoje seria SEXTA. Logo temos a pergunta do NARRADOR que dia da semana ele disse isso? Claro que como ele trata de Ontem e de amanhã e afirma que seria sexta ele só poderia estar na SEXTA mesmo. Pois se estivesse em qualquer outro dia da semana a resposta do NARRADOR e a afirmação do BÊBADO seriam a mesma. Pois o -1 e +1 se anulam deixando só a resposta.

Milene

A pergunta é: se ontem “fosse” amanhã hoje seria sexta “seria sexta mais não é, é uma suposição

Rosani

Cambada de babacas ficar bêbados que vocês vão saber a resposta.

Sergio

Foi quarta.
Porque se ontem (terça), fosse amanhã (quinta), hoje seria sexta-feira.

INALDO S. A.AQUINO

Descontrair é kkkk tá dando é curto circuito e saindo fumaça dos meus cabelos kkkk.Mas minha resposta é a sexta-feira :”O bêbado encontra-se mentalmente na sexta-feira,por querer esse dia da semana, que foi o dia em que ele falou e que se encontra falando dentro desta. kkkk ele falou do dia de sexta feira que é onde se encontra naquele momento da semana . kkkk

matheus

Se ontem (sábado ) ,fosse amanhã, hoje seria sexta !

Charles

Gente pode ser qualquer dia, ele tá bêbado, então não sabe de nada.

Jeferson Bispo

Se hj é sexta, amanhã será sábado. Se sábado for ontem, hj será domingo.

Joyce

Domingo e Quarta-feira são as respostas corretas, hoje sendo Domingo: ontem (sábado)sendo levado para amanhã (segunda) hoje seria sexta pois antes de sábado vem a sexta. Hoje sendo quarta: ontem seria terça e trazendo o amanhã (quinta)para o ontem, hoje seria sexta também, porque depois de quinta vem a sexta. Há duas formas de se pensar, levando o ontem (sábado) para o amanhã, temos que hoje é sexta, e trazendo o amanhã (quinta) para o ontem, temos também que hoje seria sexta. Portanto, há duas formas de pensar e duas respostas, QUARTA e DOMINGO.
Espero ter sido bem explícita.

Lucas

Mais ai que está, não se fala em “O” amanhã é simplesmente amanhã, se ontem fosse amanhã, vs pega o ontem e coloca no amanhã, agora se estivesse se ontem fosse “o” amanhã dai seria outra interpretação!! portanto é Domingo a resposta!! e sim existe outro tipo de raciocínio errado!!

Joao

pelo amor!!!!! Leia o enunciado. Povo que não sabe ler. De onde vcs tiraram quarta??? Afif

Rocha

ERRADO!

Este enigma tem apenas uma resposta.
A resposta exata é DOMINGO.

Sem mais.

Eduardo

Concordo com vc Lucas.
São duas linhas de raciocínio que defendem a quarta ou o domingo como resposta.

ellin

Ola joyce, então levando em conta seu raciocinio de ser domingo e quarta certos. Pense vc diz q se levar o ontem para o amanhã a resposta seria domingo, e trazendo o amanha para ontem a respota seria quarta. Pois bem na pergunta diz se ontem fosse amanhã, o certo e vc levar o ontem para amanhã. E não trazer o amanhã para ontem. Então só temos uma resposta q é domingo.

Eumesmo

Pois bem, vamos à minha explicação:
1a: Vamos imaginar que o bêbado disse isso no domingo.”Se ontem” (=sábado, porque hj é domingo) “fosse amanhã” (=segunda, porque hj é domingo), “hoje seria sexta” (=impossível, pois hj seria terça, já que, no raciocínio dele, ontem foi segunda). Traduzindo: “Se ontem fosse segunda, hj seria terça”.
2a: Vamos imaginar que o bêbado disse isso na quarta. “Se ontem” (=terça, porque hj é quarta) “fosse amanhã” (=quinta, porque hj é quarta), “hoje seria sexta” (correto, porque ontem, no raciocínio dele, foi quinta e, se ontem foi quinta, hoje só pode ser sexta. Traduzindo: “Se ontem fosse quinta, hj seria sexta”.

Mugi

Entendi a sua linha de raciocínio, mas ela está um pouco equivocada.
1º-A grande questão é saber em que dia ele falou isso. Você supos que ele falou no domingo, e acabou juntando a própria pergunta com a resposta. No fim, virou uma confusão xD.
2º-Como não sabemos em que dia ele disse isto, utilizamos um método de eliminação. Vejamos.. Caso ele tenha dito isto na quarta-feira: Se ontem (Terça-feira) fosse amanhã, então ele teria dito isto na Segunda-Feira! Oras, a questão é se ontem fosse amanhã, logo, para terça-feira (Que seria o “Ontem”, caso eu estivesse falando isto na quarta-feira) ser o “Amanhã”, precisaria estar na Segunda para poder dizer isto! Ou você me afirma que Terça-feira é o amanhã de quarta?! Haha xD
3º-Caso ele tenha falado no Domingo: Se ontem (Sábado) fosse amanhã (Sábado é o amanhã de quem?!), hoje seria Sexta-Feira! Então ele só poderia ter dito isto no domingo!

celso luis

não, não, “Se ontem fosse amanha” ou seja se terça fosse quinta, hoje seria sexta, sexta seria um fictício, então ele não pode ter dito isto no domingo, porque se hoje na real é domingo e ontem foi sábado mas se ontem fosse segunda, hoje seria terça né?

GDLIMA

concordo plenamente com voce , eumesmo ta mais que correto a sua resposta , o bebado disse isoo foi na quarta feira sem sombras de duvidas

Washington

O Leandro já esclareceu muito bem a questão: A pergunta é “Se ontem fosse amanhã” e não “Se amanhã fosse ontem”. Assim não cabem interpretações alternativas a única resposta correta é domingo, pois sexta só pode vir antes de um sábado, se sábado era o ontem real que virou um amanhã de mentira, só resta como hoje real o domingo.

Mariana

Cansa ler tantos comentários sem sentido. Bom, cada um tem seu raciocínio. Mas nem todos têm o raciocínio correto. Alguns colocam a sexta antes da terça etc. A resposta correta é domingo. Quem tem um bom raciocínio, sabe que a resposta é domingo. Então não tem mais o que dizer 🙂

Eumesmo

Pois bem, vamos à minha explicação:
1a: Vamos imaginar que o bêbado disse isso no domingo.”Se ontem” (=sábado, porque hj é domingo) “fosse amanhã” (=segunda, porque hj é domingo), “hoje seria sexta” (=impossível, pois hj seria terça, já que, no raciocínio dele, ontem foi segunda). Traduzindo: “Se ontem fosse segunda, hj seria terça”.
2a: Vamos imaginar que o bêbado disse isso na quarta. “Se ontem” (=terça, porque hj é quarta) “fosse amanhã” (=quinta, porque hj é quarta), “hoje seria sexta” (correto, porque ontem, no raciocínio dele, foi quinta e, se ontem foi quinta, hoje só pode ser sexta. Traduzindo: “Se ontem fosse quinta, hj seria sexta”.

carlos

ele disse no domingo. se ontem ; sabado fosse amanha segunda hj seria sexta. ele esta jogando o sabado pra segunda sexta feira e antes de sabado…..como pode ser na quarta se a terca seria quainta sexta vem antes de quinta.

carlos

EIS A QUESTAO ELE FALOU NO DOMINGO . SE ONTEM SABADO FOSSE AMANHA SEGUNDA HJ SERIA SEXTA ELE ESTA JOGANDO O SABADO PRA SEGUNDA FEIRA

carlos

MUITAS PESSOAS ESTAO DANDO COMO QUARTA, COMO QUE SE ELE FALOU NA QURTA , HJ SRIA SEXTA ; SENDO QUE SE ONTEM TERÇA FOSSE AMANHA QUINTA HJ SERIA SEXTA ENTAO A SEXTA AGORA VEM ANTES DA QUINTA KKKKKKKK

frankllyn

Vc poderia ter dito apenas q se sabado fosse amanhã hj seria sexta e mais como sabado foi ontem hj é domingo
Só isso

Mari Oliveira

Um bêbado estava sentado na varanda da sua casinha, em uma bela tarde de QUARTA-FEIRA, sedento por chegar o final de semana pra beber todas novamente, no seu devaneio ele pensa alto e diz: – ah, se ontem (terça-feira) fosse amanhã(quinta-feira), hoje(quarta-feira) SERIA sexta-feira então ninguém ia me segurar, ia me afundar na cachaça… coitado… portanto a resposta da pergunta é a do tempo real e não do tempo hipotético… portanto o tempo real é quarta-feira.

Paulo Roberto

Princesa Mari Oliveira, foi muito criativa a forma como vc respondeu a pergunta, porém a resposta correta eh mesmo em um dia de domingo!

Abraços

Fábio Rodrigues

A Resposta mais lógica é quarta-feira, vejam os testes de mesa abaixo que comprovam isso:

——————————————————
TESTE (“Dia que o bêbado falou” = Segunda-Feira)
——————————————————
SE {
Ontem (Real) = Domingo
Fosse Amanhã (Suposição) = Terça-feira
Ontem (Suposição) = Terça-feira
Hoje Seria (Suposição) = Quarda-feira
}
——————————————————
TESTE (“Dia que o bêbado falou” = Terça-Feira)
——————————————————
SE {
Ontem (Real) = Segunda-feira
Fosse Amanhã (Suposição) = Quarta-feira
Ontem (Suposição) = Quarta-feira
Hoje Seria (Suposição) = Quinta-feira
}
——————————————————
TESTE (“Dia que o bêbado falou” = Quarta-Feira)
——————————————————
SE {
Ontem (Real) = Terça-feira
Fosse Amanhã (Suposição) = Quinta-feira
Ontem (Suposição) = Quinta-feira
Hoje Seria (Suposição) = Sexta-feira
}

jackellynne

Eu suponho que a resposta certa seja DOMINGO, pq o dia que se antecede a sábado é sexta e se ontem( sábado) fosse amanhã (segunda) hoje seria (SEXTA), pq o que dar a entender é q ele não quer que chegue nunca a segunda feira, portanto a resposta mais lógica é que isso foi dito em um DOMINGO devido ao sábado que foi ontem e q ele queria que voltasse a ser amanhã pra hoje ser sexta feira … Porem respeito todas as opiniões colocadas aqui …ABRAÇOS !!!!

Leandro

A pergunta é “Se ontem fosse amanhã”, e não se “amanhã fosse ontem”.

Gérica Oliveira

Guilherme Mattos está corretíssimo, penso da mesma forma e pra mim não existe outra reposta a lógica é super simples, exatamente isso ai.

Nati

HOJE É SEXTA FEIRA… Ontem de sexta= Quinta, Amanhã de quinta= SEXTA,
Se ontem (quinta), fosse amanhã (Sexta), HOJE SERIA SEXTA!

Tairoeu

Domingo
Você está no domingo,aí você diz: Se ontem(sabado) fosse amanhã(passando o sabado pra amanhã) hoje seria sexta(dia antes do sábado). Ele fala do sábado,porém ele está no domingo.

jk

Puts mano, mas é o amanha do dia que ele ta na do dia que seria(sexta).
Nao percebem isso?

FELIPE FERRAZANI

SUPONDO QUE HOJE É DOMINGO.
SE ONTEM =(SÁBADO) FOSSE AMANHÃ, O AMANHÃ CONTINUA SÁBADO, NÃO MUDA, AMANHÃ SÁBADO, HOJE SERIA SEXTA.
RESPOSTA = DOMINGO

André Gonçalves

Amigos (as),

Também cheguei ao entendimento quanto ao Domingo, mas não assinalaria como a única resposta correta pois a frase “Se ontem fosse amanhã, hoje seria sexta-feira” poderia ser pronunciada por ele ou por qualquer um de nos em qualquer dia da semana.

Sucesso a todos!!!

Paulo Norberto

Minha resposta concreta e certa é quinta-feira. Justifico: Se tivéssemos em tempo real, hoje é realmente sexta-feira e se eu digo que ontem(quinta) fosse amanhã (sábado), hoje seria sexta(e hoje é sexta). Então, antecipando a conversa pra o dia anterior, notaremos que se estivermos em uma quinta a frase ficará se ontem(quarta) fosse amanhã(sexta) hoje seria sexta, então foi em uma quinta que ele falou isso. É só fazermos em tempo real ou fazer essa comparação em uma sexta pra ver que a resposta é quinta.

CARMO

tentou explicar, mas alem de responder errado ta mais confuso ainda a explicação que deu… a resposta é simples quando se atenta ao que esta perguntando… em que dia o bebado falou isso… RESPOSTA CERTA é DOMINGO, simples e pronto… se invertermos a pergunta do bebado SE AMANHA FOSSE ONTEM, HOJE SERIA SEXTA… mudou a pergunta, muda a resposta para QUARTA… é só observar SE ONTEN FOSSE AMANHA = (DOMINGO), SE AMANHA FOSSE ONTEN = (QUARTA)… simples e sem complicação.

CARMO

portanto quem respondeu DOMINGO respondeu certo a pergunta da forma que foi feita…

jk

Me diz como é possivel, eu colocar o ontem no amanha, e achar um dia que ainda n passou? Se eu pegar o passado e colocar no futuro se tornara um futuro mais distante ainda, vcs que dizem domingo, estão colocando o ontem no amanha dotempo hipotetico,que seria, seria sábado, mas tem que transpor o ontem verdadeiro para o futuro(amanha), do dia q realmente está. Fazendo isso, jogando o ontem no amanhã, o hoje seria sexta, o ontem de hj hipotético, seria quinta que é o amanha do dia que ele está, logo o hj verdadeiro é quarta

Emerson Prado

Nossa se penssa igualzinho eu é na quinta mesma, eles nao querem entender essa linha de raciocinio pq vao pela maioria mais isso que vc disse tem logica

lookmiguel

…”Se ontem fosse amanhã, hoje seria sexta-feira”
…………..” DIA REAL” ……….”SE FOSSE”
……………….ontem
beb/falou………..hoje……………………4f…RESPOSTA CERTA
………………amanhã…………..ontem….5f
……………..d/amanha…………..hoje….6f

FELIPE

Por raciocínio lógico seria DOMINGO, pois no domingo o “Bêbado” disse SE ONTEM (SABADO, POIS HOJE É DOMINGO) FOSSE AMANHA (SABADO) HOJE SERIA SEXTA.

A lógica não daria certa se fosse quarta feira, Na quarta feira o “Bêbado” vai dizer SE ONTEM(TERÇA? POIS HOJE É QUARTA) FOSSE AMANHA (TERÇA?) HOJE SERIA SEXTA(SERIA SEGUNDA).

Samuka

Que burrice, se ontem (terça) fosse amanhã (quinta) hoje seria sexta!!! Não existe o ontem ser igual o amanhã, vc q está bêbado!!!

Nyce

ele falou num Domingo.
supondo que hoje é “Domingo”.
ontem foi “sábado”.
se ontem (sábado) fosse amanhã ,hoje seria sexta .
então ele disse isso num domingo.

~hÉLLEN

SE TERÇA FOSSE QUINTA, QUARTA SERIA SEXTA DÃÃÃÃA

Góes

Partindo do ponto, passado, presente e futuro lembramos do grande Antoine Lavoisier a transformação usual entre o periodo de relógio do tipo T=t0.(1-v²/c²)-¹/²confirmado pela transformação de Lorentz que diz de somente DX for nulo podemos então afirmar que t’=(t-v.x/c²).(1-v²/c²)-¹/² /Dt’=(Dt-v.DX/c³).(1-v²/c²)-¹/², quando a gronologia equatorial e sistematicamente globalizada no tessedente funcional e projetada supostamente ao futuro eles se anulam fazendo com que (-b±√(b^2-4ac))/2a /sin⁡α±sin⁡β.2 sin⁡〖1/2 (α±β)〗 cos⁡〖1/2 (α∓β)〗Δ então podemos concluir que realmente o cara estava bêbado.

Carol

Gente, ele não está falando que É sexta…
Ele falou que SERIA sexta…. então…
Se ontem ( que foi sábado) fosse amanhã (que será segunda)
HOJE (domingo) SERIA sexta!

Joao

É domingo, porque é o dia perfeito pro bêbado dizer isso. kkkk

Marcos

se você trocar o “amanhã” por um dia do mês, entenderá por que o bêbado só poderia estar numa quarta-feira quando falou a frase.

ex.: Se ontem fosse dia 10, então hoje seria dia 11.

ninguém estranharia essa frase, certo?

se numa quarta-feira um jovem falasse:
se ontem (terça) já fosse amanhã (quinta), então hoje já seria sexta! Dia de balada!!

frase mais normal do mundo.

samuka

Gente e hipotético… Se ontem fosse amanha… Mais não é… Então ele falou no sábado.

THIAGO

MONTEI UMA TABELA E SAIU DESCONFIGURADO NA RESPOSTA ABAIXO…KKK

É QUARTA-FEIRA E PRONTO.

THIAGO

A RESPOSTA É QUARTA-FEIRA

ONTEM O DIA QUE ELE FALOU AMANHÃ
TERÇA QUARTA QUINTA

PARTINDO DO PRINCÍPIO QUE A RESPOSTA SEJA QUARTA-FEIRA:
ENTÃO SE ELE ESTÁ NA QUARTA E QUERIA QUE O ONTEM DELE (TERÇA) FOSSE O AMANHÃ DELE (QUINTA) PRA QUE O HOJE DELE FOSSE SEXTA.
NÃO EXISTE OUTRA RESPOSTA LÓGICA CORRETA SENÃO A QUARTA-FEIRA !!

julio

Gente! Obêbado disse que se ontem fosse amanhã então hj seria sexta-feira! Mas para que seja sexta-feira e necessário que esse ontem se ja um (sábado)jogado para o amanhã para que hj seja sexta. ..
Mas ja que ele diz que o sábado foi ontem, então tudo isso ele disse no domigo. Facil

Paulo Alexandre Nos

se ontem = amanha
hoje seria = sexta
se sábado fosse amanha hoje seria sexta
já sabemos que sábado é ontem, então hoje é domingo.

Marcos

não pode ser Domingo, pessoal!!

se ontem (Sábado) fosse amanhã (Segunda), hoje seria Terça e não Sexta!

O dia em que o bêbado falou, só pode ter sido na Quarta-feira.

ex.: se ontem fosse dia 10, hoje seria dia 11.
Hoje é ontem +1

o correto: se ontem (terça) fosse amanhã (quinta), então hoje seria sexta.
ele falou isso na quarta-feira.

Mariana

Nada haver… Na sua lógica, a resposta seria hoje é segunda. A sexta não vem antes da terça.
a resposta certa é domingo sim.

daniere barros

acho que tem ta bêbado é vc Marcos, ele falou do passado para o futuro. Se sábado fosse segunda domingo seria sexta. eu hem

Alex Fagundes

A resposta esta na própria pergunta. ” SEXTA FEIRA ”

Ontem de Amanha’ = Para termos essa afirmação precisamos ter uma referencia ” (HOJE) ”
Ou seja ” Hoje = SEXTA FEIRA
Ontem = QUINTA FEIRA
Amanhã de Ontem = SEXTA FEIRA

Alyne

A lógica é: DOMINGO. Pois se ontem (SÁBADO) fosse amanhã (então amanhã é SÁBADO) hoje seria sexta, claro!

vitor

o pessoa, se HOJE é sexta, como o “AMANHÃ DE ONTEM” PODE SER DOMINGO?!?

acácio

Seja h o dia em que o bêbado fez a afirmação.

o = (h-1) [ontem real]
o’ = (h+1) [ontem hipotético = amanhã real]
o’ = o + 2 [ontem hipotético = ontem real + 2]
o’ – 2 = o [ontem real = ontem hipotético – 2]
o’ = h’ – 1 [ontem hipotético = hoje hipotético(6) – 1]
o’ = 5 [ontem hipotético = 5 (quinta)]
o = 5 – 2 = 3 [ontem real = terça]
Portanto, h = 4 (quarta feira)

George Rissandro

“Se ontem fosse amanha, hoje seria sexta” Em que dia o bêbado falou isso?

Se ontem fosse Domingo, amanha seria Domingo, logo hoje seria sábado e o bêbado teria falado na segunda, porque ontem foi domingo.

Se ontem fosse Segunda, amanha seria segunda, logo hoje seria domingo e o bêbado teria falado na terça porque ontem foi segunda

Se ontem fosse Terça, amanha seria terça, logo hoje seria segunda e o bêbado teria falado na quarta porque ontem foi terça

Se ontem fosse quarta, amanha seria quarta, logo hoje seria terça e o bêbado teria falado na quinta porque ontem foi quarta

Se ontem fosse quinta, amanha seria quinta, logo hoje seria quarta e o bêbado teria falado na sexta porque ontem foi quinta

Se ontem fosse sexta, amanha seria sexta, logo hoje seria quinta e o bêbado teria falado no sábado porque ontem foi sexta

SE ONTEM FOSSE SABADO, AMANHA SERIA SABADO, LOGO HOJE SERIA SEXTA E O BEBADO TERIA FALADO NO DOMINGO PORQUE ONTEM FOI SABADO

Essa é minha logica.

Raphael

Com a sua lógica, a resposta seria uma quarta-feira.

ANTONIO BESSA

Veja como fica claro: Se ontem(sábado) fosse amanhã(sábado), hoje seria sexta, como realmente afirma o bêbado corretamente.

Mas como ontem(sábado) continuará sendo sábado mesmo, hoje que dia pode ser? Resposta: Hoje é Domingo, é claro!

Juliana Machado

Só entendi através da sua explicação, rsrs. Valeu.

EntranZE

Se ontem(quarta) “QUINTA” fosse amanhã (sexta).

Se ontem fosse amanhã,
Hoje seria .

Isabella Lima

É quarta-feira, se ontem (terça feira) fosse amanha (quinta feira), hoje (quarta feira) seria sexta =))

jacques

Existem 2 respostas possiveis, ou domingo, ou quarta. Depende da interpretaçao da palavra “fosse”. Entao ele disse isso no domingo(se ontem(sabado), fosse amanha(no lugar de segunda), entao hoje (domingo) seria sexta. Outra interpretacao possivel: se ele disse na quarta:se ontem(terça) fosse amanha(fosse quinta), entao hoje seria sexta!

Ricardo

Está parcialmente correto… pois em uma interpretação correta quando dizemos “se uma banana fosse uma arma” estamos colocando a banana como uma arma e não o oposto… então sim, entendo sua lógica. No entanto seguindo as regras da nossa gramática apenas a resposta “Domingo” estaria correta.

Alan Silveira

Eu acho que é a própria sexta, suponhamos que seja a sexta, se ontem de sexta, “Quinta”, fosse amanhã “A própria quinta” hoje seria SEXTA.

joao

com toda certeza era “domingo”! pq se ontem q era sabado fosse amanha segunda hoje seria sexta.

Jonnatan

Pensem assim… Se o ontem fosse amanha, hj seria sexta, entao ele pensou na quarta, mas como nao tem o a letra “o” entao eh domingo

Pq se a frase se refere a palavra “ontem” será quarta e mas frase que mandaram se refere ao dia, portanto domingo.

Lukas

SE = Condição
FOSSE = SUPOSIÇÃO

domingo

Fim, portugês com lógica realmente não é para qualquer um.

Renato

Eu entendo como se ontem fosse amanhã é como -1+1=0 logo eles se anulam, hoje seria sexta, então o dia é sim a sexta-feira.

giovany

Queria saber oque passa na cabeça de quem respondeu domingo, nem pensaram para responder.

Raciocina comigo, quando ele diz se ontem fosse amanhã, ele se refere a quinta feira, porque amanhã é quinta feira, logicamente ele está falado isso na quarta feira, então a resposta é:
QUARTA FEIRA!!!

Joao Sim

Sr. João Sim, o seu comentário não foi aprovado por conter palavras agressivas.

Atenciosamente,
Moderador do blog

Wagner

então sendo quarta-feira. Refaça a conta, tem q dar sexta!
Vamos supor que hoje é domingo. se ontem (sabado) fosse amanha. Que dia dizemos q amanhã é sabado? Sexta. E ele afirma q hj seria sexta. Partimos do resultado da equação. Se ele disse no domingo,anteontem é sexta. pois ontem fosse amanha, dá 2 dias de diferença. Ele disse no domingo!!!!

Isa

Raciocina… há duas opções Corretas…

Resposta 1= Domingo

se ontem fosse amanhã hoje seria sexta…

amanhã de sexta é sábado e sábado é ontem de Domingo, logo, se ontem que é sábado fosse amanhã (não fosse ontem), hoje domingo seria sexta!!

Resposta 2= Quarta

a lógica é só transferir, terça-quarta/ quinta-sexta

Se ontem “terça” fosse amanhã “quinta”, hoje “quarta” seria “sexta”…

Nill

Você se esqueceu da informação sexta-feira

Felipe Santana

Como não temos referência do real e do fictício

POR ELE FALAR EM ONTEM E AMANHÃ, MARGEM DE DOIS DIAS DE REFERÊNCIA

PODE SER QUARTA, SEXTA OU DOMINGO. DEPENDE DO QUE É REAL NA QUESTÃO SE É O ONTEM OU O AMANHÃ.

John

Odeio Gente Burra… e a Maioria q respondeu a pergunta são dementes… alguém me explica uma lógica em dizer q o dia é domingo???? A resposta é QUARTA-FEIRA!!!!! (COMO ESTÁ CLARO, INTELIGENCIA E CAPACIDADE DE PENSAR SÃO PARA POUCOS….

Daniel Fernandes

Gente Burra explica!

Se o dia de ontem (sábado) fosse o dia que começa depois da meia noite de hoje, ou seja, amanhã, hoje seria sexta! Então isto foi dito no domingo.

Entendeu inteligência rara?

Não estou dizendo se o dia de ontem (sábado) fosse segunda, mais sim se o dia de ontem (sábado) ainda fosse amanhã, ou seja, se o sábado ainda fosse chegar após a meia noite de hoje… Então que dia seria hoje? Se amanhã fosse sábado, hoje seria quarta?

Quer desenhos também?

Vinicius

Se ontem (sabado)fosse amanhã, hoje seria sexta, quem é burro ?

Daniel Fernandes

Questão de Lógica:

Hipótese 1:

Se ontem fosse X

Hipótese 2:

Se Y fosse amanhã

Hipótese 3:

Hoje seria Sexta

Conclusão

Lógica Reversa, se hoje fosse sexta, o amanhã seria sábado (Y), então se sábado fosse o ontem (X), hoje só pode ser domingo.

Prova: Partindo de que hoje é domingo. Se ontem (sábado) fosse o amanhã do dia X, este dia seria sexta, pois o amanhã de sexta é sábado.

Gustavo

Se ontem fosse amanha, hoje seria sexta. Partamos da sexta. Amanha de sexta é sabado. Mas sabado foi ontem, logo hoje é domingo.
Além disso, dia de ficar bebado é domingo.. haha

Milton Scoth

Para ser DOMINGO, a pergunta deveria ser: “Se amanhã fosse ontem”, hoje seria sexta”. O amanhã de domingo= segunda, fosse sábado logo hoje seria SEXTA.
Mas a questão é o inverso:
“Se ontem fosse amanhã” Então se hoje é DOMINGO, ontem seria sábado, se sábado fosse o amanhã de domingo, segunda seria sábado. Logo hoje seria domingo e não
SEXTA conforme afirmou o bêbado.
A resposta correta é quarta.

Carla Simone Calabria

Bom, entendo o seguinte…

Temos dois tempos verbais. Um designando o tempo atual “real” e o outro um tempo futuro “fictício” que só ocorreria se satisfeitas as definições de tempo desejadas pelo bêbado. O tempo fictício é destacado pelo termo “se”.

Temos tês datas distintas – Ontem – Hoje – Amanhã – tanto para o tempo real quanto para o tempo fictício.

O bêbado gostaria que o ontem “real” fosse em um outro dia, mais pra frente, no lugar do dia do amanhã “real”. O que desloca todo o tempo “real” para um futuro ou um tempo “fictício”.
Pelo desejo do bêbado, ontem deveria ter sido mais pra frente, no lugar de amanhã, ou seja o ontem fictício deveria ser levado para o lugar do amanhã “real”.
Quando diz hoje “seria” sexta feira informa que o hoje do qual fala trata do fictício (ou desejado)… aquele que ocorreria somente se pudessem ser satisfeitas as definições de tempo do bêbado.

Tempo Real – R
Tempo Fictício – F

Assim:
R = Ontem – Hoje – Amanhã
F = Ontem – Hoje – Amanhã
(6a-feira)

ou seja:

R = Ontem – Hoje – Amanhã

quarta – quinta – sexta

F = Ontem – Hoje – Amanhã

O Hoje real é quarta-feira!

Carla Simone Calabria

Bom, entendo o seguinte…

Temos dois tempos verbais
Um designando o tempo atual “real” e o outro um tempo futuro “fictício” que só ocorreria se satisfeitas as definições de tempo desejadas pelo bêbado. O tempo fictício é destacado pelo termo “se”.

Temos tês datas distintas – Ontem – Hoje – Amanhã – tanto para o tempo real quanto para o tempo fictício.

O bêbado gostaria que o ontem “real” fosse em um outro dia, mais pra frente, no lugar do dia do amanhã “real”. O que desloca todo o tempo “real” para um futuro ou um tempo “fictício”.
Pelo desejo do bêbado, ontem deveria ter sido mais pra frente, no lugar de amanhã, ou seja o ontem fictício deveria ser levado para o lugar do amanhã “real”.
Quando diz hoje “seria” sexta feira informa que o hoje do qual fala trata do fictício (ou desejado)… aquele que ocorreria somente se pudessem ser satisfeitas as definições de tempo do bêbado.

Assim:
(Tempo real) = Ontem – Hoje – Amanhã
(Tempo fictício) = Ontem – Hoje – Amanhã
(6a-feira)

ou seja
(tempo real) = Ontem – Hoje – Amanhã

(quarta) (quinta) (sexta)

(tempo fictício) = Ontem – Hoje – Amanhã

O Hoje real é quarta-feira!

Carla Simone Calabria

Me desculpem… A resposta ficou desconfigurada!

Tempo Real – R
Tempo Fictício – F

Assim:
R = .. Ontem – Hoje – Amanhã
F = …………………………. Ontem – Hoje – Amanhã
……………………………………………..(6a-feira)

ou seja:

R =… Ontem – Hoje – Amanhã

…………………. quarta – quinta – sexta

F = ………………………… Ontem – Hoje – Amanhã

Gildson OFR

A reposta correta é QUARTA-FEIRA.

A maioria afirmou erradamente ser domingo, mas vejamos… Suponhamos que hoje é DOMINGO: Se ontem (SÁBADO) fosse amanhã (SEGUNDA), hoje seria TERÇA, e não SEXTA!!!
No caso de QUARTA: Se ontem (TERÇA) fosse amanhã (QUINTA), hoje seria, com certeza, SEXTA, já que ontem foi QUINTA!!!

A afirmação traz a hipótese da mudança apenas do ONTEM, que passa a ser AMANHÃ. Então, TERÇA (antigo ontem) passa a ser QUINTA (antigo amanhã e atual ontem)… e se QUINTA é o ontem atual, hoje é SEXTA, no caso da hipótese da afirmação.

Lucas Peixoto

Desculpem, mas estão errando na substituição… “…SE ONTEM FOSSE AMANHÃ…”, usando a substituição, “…SE CACHORRO FOSSE GATO, ELE MIAVA…”, “SE BRANCO FOSSE PRETO, SERIA ESCURO…”, ou “SE CARLOS FOSSE CARLA, SERIA MULHER…”; “SE MORANGO FOSSE MELANCIA, MEU SUCO SERIA DE MELANCIA”, então na afirmação do bêbado, o futuro está sendo deslocado ao passado e não ao contrário, conforma comentários anteriores… A resposta correta correta é quarta-feira…

Alec

Se CACHORRO fosse GATO, ele MIARIA, mas ele NÃO É…ele é CACHORRO
Se ONTEM (sábado) fosse AMANHÃ, hoje seria SEXTA, mas ele NÃO É…ele é ONTEM (sábado), então hoje, de verdade, é domingo…

Inês

A minha irmã Daniela Gomes disse:
“Sexta-feira. Porque o bêbado disse, porque o bêbado disse, PORQUE O BÊBADO DISSE!!!”

Agora a autora da teoria diz:

citando o bebado: ” (..) hoje seria sexta (..) ” ou seja , hipoteticamente o bebado pensa que esta na sexta, considerando que é um bebado , logo a pergunta “em q dia da semana o bebado falou isto” a resposta é Sexta pk hoje seria sexta.

diqueiroz

Pensa rapido meu, se coloca no domingo de novo e pergunta se ontem fosse amanhã,amanhã( do domingo ) é segunda então sábado era para ser segunda então se pra falar isso domingo, domingo seria terça e não sexta.

Jefferson

Só analisar a questão, Se ontem fosse amanhã, hoje seria sexta.

É uma pergunta hipotética, se ontem fosse, seria, então digamos que hoje é Domingo, ontem seria Sábado, se Sábado fosse o amanhã, não voltariamos para domingo, se sábado é amanhã, hoje só poderia ser sexta. Logo o dia em que foi dito a questão é Domingo.

ontem hoje hoje amanhã
(Sábado)(Domingo) = (Sexta)(Sábado) = resultado o dia dito foi (Domingo)

OBS: se vc inverter a questão se amanhã fosse ontem, hoje seria Sexta, o resultado seria diferente, o resultado seria Quarta.
Se amanhã fosse ontem, hoje seria Sexta.

ontem amanhã ontem Hoje
(Quarta)(Quinta) = (Quinta)(Sexta) = resultado o dia dito seria (Quarta)

É uma boa pergunta de raciocínio lógico!! (espero ter ajudado)!

Andrey Calaça

Na minha cabeça tenho certeza que é sexta. PELO AMOR DE DEUS, quem criou esse problema me mande a resposta no e-mail por favor kkk. (a.calaca@hotmail.com)

Andrey Calaça

Achei domingo. Shoow d+ tem mais problemas de raciocínio lógico ?

airton

Andrey Calaça, aqui no blog tem outras postagem sobre raciocínio lógico. Na próxima terça-feira será postada uma outra pergunta super difícil.

Abraços

Fernando

Aírton, você e’ o Moderador? Se for, pelo amor de Deus, diga-nos a resposta certa para esse enigma!!!
Aproveita e explica, também, por que essa continha simplória de matemática.

airton

Caro Fernando
O moderador do blog é meu amigo, ele me falou que domingo é a resposta correta.
Várias pessoas deixaram comentários explicando detalhadamente sobre o domingo.
Veja como exemplo o comentário do Emerson

Reinaldo Ribeiro

Andrey Calaça, pode ter certeza que o bêbado falou isso em um domingo.

Raciocina o seguinte:

Qual é o ontem de domingo? Sábado
Qual é o ontem de sábado? Sexta-feira

Entendeu agora?

Lucas

Domingo ou Quarta, dependendo do que você vai usar como referência, se o ontem ou o amanhã.

Interpretação 1, usando o ontem como referência:

Hoje é Domingo. Se ontem, Sábado, fosse amanhã, então hoje seria Sexta. Porque Sexta é o dia que vem antes de Sábado.

Interpretação 2, usando o amanhã como referência:

Hoje é Quarta. Se ontem fosse amanhã, Quinta, então hoje seria Sexta. Porque Sexta é o dia que vem depois de Quinta.

Mas de maneira alguma hoje é Sexta. Ele não afirma que hoje É Sexta em lugar nenhum. Ele diz que hoje SERIA Sexta. SERIA é uma coisa totalmente diferente de É. Seria indica que há uma condição. E essa condição ele explica antes de concluir.

Emerson

se o ontem (sabado) …. fosse amanhâ (segunda)….. hoje seria sexta ….
se o sabado que foi ontem se torna-se amanhã que seria segunda …. hoje o (domingo) seria sexta ……..

Gustavo

Prezados, o equívoco de TODOS é o seguinte:

Todo mundo está mudando o referencial e seguindo a lógica errada.

A questão que se deve ter em mente é O ONTEM TEM QUE DIA COMO REFERÊNCIA?

Hipótese 1: A SEXTA PORQUE FOI O DADO OBJETIVO DA QUESTÃO.
As pessoas que partem dai, encontram como resposta, normalmente, a quarta. MAS ERRAM PORQUE NA SEQÜÊNCIA MUDAM O REFERENCIAL. Vejamos: apesar de o ontem ter a sexta como referencial, o AMANHA tem como referencial não mais a sexta, mas a quarta!!! Pergunta-se: o que na questão justifica essa mudança de referencial?

Hipótese 2: O ONTEM TEM COMO REFERENCIAL O DOMINGO – INTUITIVAMENTE PORQUE NÃO HÁ NADA NA QUESTÃO QUE REMETA PARA ESSE DIA.
No entanto, curiosamente, o amanha passa a ter como referencial a sexta!!!
A crítica é a mesma de cima: houve uma indevida mudança de referencial.

Hipótese 3 ( CORRETA ): O ONTEM TEM COMO REFERENCIAL A SEXTA ( dado objetivo da questão) E O AMANHA TAMBÉM. ATÉ PORQUE FOI DITO TUDO NO MESMO DIA.
Logo, NA SEXTA ELE SE REFERE A ONTEM (QUINTA) E NA MESMA HORA SE REFERE A AMANHA ( SÁBADO), sendo assim SEXTA a única resposta coerente.

Qualquer outra resposta há uma mudança indevida de referencial que só poderia ocorrer caso ele começasse a falar em um dia e terminasse em outro….

Bruno

Cara, não tem nada a ver isso que tais falando aí. Para hoje ser sexta-feira, amanhã precisa ser sábado. para sábado ser ontem, hoje precisaria ser domingo. Logo: Se ontem (sábado) fosse amanhã hoje seria sexta. Então o dia em que ele disse isto foi no domingo. Quem tá distorcendo a questão é tu!

Fabiana

De acordo com o Houaiss, ler é formular hipóteses a partir de informações objetivas.
Partindo da ÚNICA informação objetiva, ele falou na sexta mesmo.
Se ontem(quinta) fosse amanhã (sábado) hoje seria sexta-feira.
Só me digam qual a informação OBJETIVA que os levou a imaginar que foi quarta ou domingo.
Analfabetismo funcional é um dos grandes problemas do Brasil.

seeverino francisco

eu respeito sua opnião moça. não tem lógica dizer q é sexta feira. ele deixa claro “seria sexta feira” logo não pode ser sexta feira.seria, seria, seriaaaaaaaaaaaaaaa.

Lucas

Hoje é Domingo. Ontem foi Sábado. O dia que vem antes de Sábado é a Sexta-feira. Então, no Domingo, ele diz que: se Sábado (ontem) fosse amanhã, hoje seria Sexta-feira. Porque Sexta-feira é o dia que vem antes de Sábado. Realmente, menina, analfabetismo funcional é um dos grandes problemas do Brasil.

Márcio Gomes

Fabiana, o objetivo do matemático que formulou a questão foi provocar que o leitor partisse com o raciocínio do final do problema, provocando o erro de interpretação. Talvez nesse caso, a analfabeta funcional, seja vc mesma…
É um tanto simples de entender:

A pergunta é: Se ontem fosse amanhã, hoje seria sexta-feira”
Dessa forma, estamos supondo que hoje é sexta, portanto hoje não é sexta. Para que hoje seja sexta feira temos que saber em que dia da semana o amanhã sendo ontem causa o hoje na sexta feira, sendo assim:

DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO
ONTEM HOJE AMANHÃ
QUINTA SEXTA SÁBADO

Portanto a única resposta é QUARTA FEIRA!

claudemir silva

A RESPOSTA É SEXTA ,POIS SE ONTEM DA SEXTA,(QUINTA) FOSSE AMANHÃ, AMANHÃ
DA QUINTA É SEXTA, HJ SERIA SEXTA, AÍ JÁ DIZ TUDO!

Fernando

Por que se o sábado fosse a segunda , o dia anterior seria a própria sexta dita pelo nesmo.

abigail

quarta feira gente? vcs estao doidos? e so se colocar no dia que da certo, se fosse quarta ficaria assim, hoje e quarta se ontem que e terca fosse amanha? hoje seria segunda, entao nao e quarrta, e.domingo, porq se ontem que e sabado fosse amanha, ou se amanha fosse sabado hoje seria sexta. resposta certa e domingo porq omtem de domingo e sabado e se sabado fosse amanha hoje seria sexta

Fernando

Gente, se ontem (Terça) fosse amanha (quinta), hoje (quarta) seria sexta! Resposta:o bêbado disse isso numa quarta-feira!!!

Luciano Affonso

O amanhã de sexta-feira é sábado e sábado é ontem de Domingo.
Ele falou isso no Domingo

Márcio

Gente, o objetivo do matemático que formulou a questão foi provocar que o leitor partisse com o raciocínio do final do problema, provocando o erro de interpretação.
É um tanto simples de entender:

A pergunta é: Se ontem fosse amanhã, hoje seria sexta-feira”
Dessa forma, estamos supondo que hoje é sexta, portanto hoje não é sexta. Para que hoje seja sexta feira temos que saber em que dia da semana o amanhã sendo ontem causa o hoje na sexta feira, sendo assim:

DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO
ONTEM HOJE AMANHÃ
QUINTA SEXTA SÁBADO

Portanto a única resposta é QUARTA FEIRA!

vinicius

Como a resposta pode ser quarta meu povo?
Se colocar como se fosse quarta entao presta atenção:quarta-feria neh,vms pela logica se vcs falam que é quarta ontem de quarta eh terça nesse caso terça seria amanha se fosse nese casou o hoje seria segunda…
Se for domingo o ontem de domingo é sabado e nisso o sabado seria amanha então hoje seria sexta,porque ele esta falando se ontem fosse o dia que esta na frente,pegue qualquer dia da semana que voce esta e coloque o dia de ontem na frente do dia que voce esta voce vai ver a resposta,nao tem como ser quarta,seria domingo porque se pegar domingo o ontem de domingo seria sabado e se sabado fosse amanha hoje seria sexta pronto agora me prove que é quarta?olha o exemplo de quarta se pegar o ontem de quarta seria terça e se terça fosse amanha hoje seria segunda ueh…

Júlio

A resposta correta é QUARTA. Para ser domingo a frase deveria estar em outra ordem (se amanhã fosse ontem).

“se ontem fosse amanhã, hoje seria sexta”
“se ontem fosse amanhã”=”se o dia de ontem estivesse dois dias ADIANTADO”,
neste caso a sexta hipotética também estaria dois dias ADIANTADO e hoje seria QUARTA.

“se amanhã fosse ontem, hoje seria sexta”
“se amanhã fosse ontem”=”se o dia de amanhã estivesse dois dias ATRAZADO”,
neste caso sexta hipotética também estaria dois dias ATRAZADO e hoje seria DOMINGO.

hugo

Concordo plenamente. Português é complicado

Lidiane

No meu ponto de vista sempre foi Quarta, mas esta é a explicação mais simples até agora.
Até mesmo para explicar a confusão com o domingo.

Júlio

Pessoal,

A resposta correta é QUARTA. Para ser domingo a frase deveria estar em outra ordem (se amanhã fosse ontem).

“se ontem fosse amanhã, hoje seria sexta”
“se ontem fosse amanhã”=”se o dia de ontem estivesse dois dias ADIANTADO”,
neste caso a sexta hipotética também estaria dois dias ADIANTADO e hoje seria QUARTA.

“se amanhã fosse ontem, hoje seria sexta”
“se amanhã fosse ontem”=”se o dia de amanhã estivesse dois dias ATRAZADO”,
neste caso sexta hipotética também estaria dois dias ATRAZADO e hoje seria DOMINGO.

airton

Amigos, pedimos a gentileza de respeitar as opiniões alheias, não utilizar palavrões, nem ofender ou depreciar outras pessoas.

Alexson medina

RES: QUARTA OU DOMINGO.
A Resposta vai da interpretação como se lê a pergunta.

QUARTA = se ontem(terça)fosse amanha(quinta), hoje seria sexta,

o ONTEM da “quarta” =terça, lógico
o AMANHA da “quarta” =quinta, lógico
ou seja: ele estando na quarta disse:

RESP: se ontem fosse quinta hoje seria sexta

DOMINGO = se ontem(sábado)fosse amanha(segunda), hoje seria sexta.
o ONTEM de “domingo”= sábado, lógico
sabado passaria para a segunda, logo
o hoje de amanha (sabado) seria sexta…

mas prefiro quarta:

Gil Everton

Hoje é Domingo.

Se ontem (sábado) fosse amanhã hoje seria sexta.
Para o ontem se tornar amanhã, você deverá diminuir um dia em relação ao seu “ontem” que no caso é o sábado.
Assim encontramos sexta, logo o amanhã de sexta é sábado.

Resumindo: sábado é o ontem de domingo e o amanhã de sexta.

thiago

Nós temos um ponto de referência= sexta-feira.
Quinta, sexta, sábado.
Se quinta (ontem) fosse amanhã (sábado), hoje seria sexta-feira.
Resposta= sábado

Pamella Pires

Se “hoje é sexta” o possível amanhã (Sábado) na verdade é ontem, então se ontem foi sábado hoje só pode ser domingo.

Bira Santiago

Como disse uma amiga minha:
Que dá conversa a bêbado…é dono de bar!!

Levi

Ele falou isso no domingo, pois não se pode fazer suposições sobre um dia que já ocorreu. Quarta-feira é uma resposta errada, pois para chegar à resposta a partir desse dia, teríamos que supor que ontem foi um dia que não foi.

Explicando melhor, para a frase dar certo na Quarta-feira, teríamos que dizer “se ontem fosse Quinta-feira”, e ontem já aconteceu e não foi! Seria o mesmo que dizer “se eu fosse mais magro ontem”. O que faz sentido é dizer “se eu fosse mais magro amanhã” pois ainda há chance de emagrecer até amanhã.

Pra ter sentido, o verbo teria que ser “tivesse sido”. “Se ontem tivesse sido amanhã, hoje seria sexta-feira”. Aí sim a resposta seria quarta-feira.

lucsa

Tu é burro ou se faz? Resposta é quarta, jumento

Person Ventura

>>> LEIA TUDO POIS ESTA MUITO BEM EXPLICADO <<<
É uma questão ambígua e te induz ao erro. Se você se colocar no dia que ele esta falando, pois é esta resposta que queremos (o dia em questão), chegaríamos a algo mais aproximado.

Então vamos experimentar ele falando todos os dias para conferir a lógica e ver quais dias a Sexta aparece:

Ele falando isso na DOMINGO: Se ontem (Sábado) fosse amanhã (Segunda), hoje seria "???????".
O "hoje" pode ser Terça (Ontem sendo Segunda) ou Sexta (Amanhã sendo Sábado).
Ele falando isso na SEGUNDA: Se ontem (Domingo) fosse amanhã (Terça), hoje seria "???????".
O "hoje" pode ser Quarta (Ontem sendo Terça) ou Sábado (Amanhã sendo Domingo).
Ele falando isso na TERÇA: Se ontem (Segunda) fosse amanhã (Quarta), hoje seria "???????".
O "hoje" pode ser Quinta (Ontem sendo Quarta) ou Domingo (Amanhã sendo Segunda).
Ele falando isso na QUARTA: Se ontem (Terça) fosse amanhã (Quinta), hoje seria "???????".
O "hoje" pode ser Sexta (Ontem sendo Quinta) ou Segunda (Amanhã sendo Terça).
Ele falando isso na QUINTA: Se ontem (Quarta) fosse amanhã (Sexta), hoje seria "???????".
O "hoje" pode ser Sábado (Ontem sendo Sexta) ou terça (Amanhã sendo Quarta).
Ele falando isso na SEXTA: Se ontem (Quinta) fosse amanhã (Sábado), hoje seria "???????".
O "hoje" pode ser Domingo (Ontem sendo Sábado) ou Quarta (Amanhã sendo Quinta).

Veja que o "hoje" aparece no Domingo e na Quarta.

Temos também a resposta com uma interpretação "confusa":
Ele falando isso na SEXTA: Se ontem (Quinta e você já se colocar na quinta) fosse amanhã (Sexta – *por ser o amanhã de quinta), hoje seria Sexta.

A conclusão que temos que chegamos a 2 respostas com lógica e a 1 resposta de interpretação.
Podendo ser Domingo, Quarta ou Sexta.
Mas o que esperar de um quebra-cuca vindo de um bêbado?

Roberto

Que dia o bêbado disse?
Dia = X
Ontem = O = -1
Hoje = H = 0
Amanhã = A = +1

X = O + H + A
X = -1 + 0 + 1
X = 0
Se 0 = Hoje, Hoje é sexta-feira e X = Dia, então Dia = Hoje e Hoje é sexta-feira.

O Bêbado só pode ter dito isso na Sexta-feira

gilmar silva

Usando a gramatica….
O mardito do bêbado esta afirmando,” hoje seria sexta feira.”
termina com ponto final, e não com uma interrogação. “?”.
portanto o dia que o abençoado disse foi na sexta feira.
Já o dia que o maledeto quis referir-se, da uma serie de respostas.
concluindo, pergunta mal feita.

Guilherme G

Hoje é domingo, se ontem(sabado), fosse amanha, hoje seria sexta.
Too easy.. kkkk

Laryssa

Sei de nada, kkk. Pelo que vi, acho que sexta seria a melhor opção.

Ivan Gomes Rocha da Silva

Galera penso o seguinte: Se a pergunta é: Se ontem fosse amanha hoje seria sexta, qual diz da semana o bêbado falou isso?

Penso que seja Quarta-Feira, pois se ele diz que hoje seria sexta percebesse o seguinte: O ontem da sexta seria quinta que por sua se tornaria o amanha da quarta, então penso que a resposta correta seria quarta.

keisson.oliver@gmail.com

Bem a resposta é QUARTA-FEIRA!
Vamos lá… supondo que a resposta seja quarta-feira:
Se ontem(Terça-feira) fosse amanhã (Quinta-feira) hoje seria sexta-feira.
Desta maneira, ontem seria quinta-feira e logicamente, hoje seria sexta-feira.
=D

Eduardo

Tem um erro ai, se o suposto amanhã seria quinta quinta, o “hoje” suposto não poderia ser um dia depois, seria antes o que faz voltar ao mesmo dia = Sexta feira ou qualquer outro dia que seja colocado como o “hoje”.

Ramon

A resposta e sexta-feira, se ontem(quinta) fosse amanham(sabado) hoje seria sexta feira..e ele ja estar na sexta-feira

Januarley

Domingo ok

O raciocínio pra resposta QUARTA é:
Ele disse “hoje seria sexta”
Então se coloque na sexta e intérprete a frase… Dai cairá na quarta xD

Mai

Acho que a frase ficou com duplo sentido.Dependendo de como é interpretada pode ter como resposta Quarta ou Domingo.
Se colocasse um artigo na frente do ONTEM e do AMANHÃ, talvez resolvesse o problema.

(1)
Se o ontem fosse amanhã… transporta o dia de ontem para amanhã.
Nesse caso a resposta seria Domingo. Pois o ontem (sábado)seria amanhã e hoje seria sexta-feira.

(2)
Se ontem fosse o amanhã…transporta o dia de amanhã para ontem.
Nesse caso a resposta seria Quarta-Feira. Pois o amanhã (quinta) teria sido ontem, então hoje seria sexta-feira.

Josué

Admiro vocês!
Quem é que da bola pra conversa de bêbado?
Escute uma coisa, nem ele sabe o dia que falou isso!
Pode ser qualquer dia!
Mas pra você não ter mais duvida, é só calcular o dobro de 13,42 x 1,5 do quadrado da hipotenusa + a soma das palavras “bêbado & sexta-feira”, ai divida pela diminuição da palavra ontem, e pronto, VOCÊ DESCOBRIU A RESPOSTA. PARABÉNS!!!!!!!!!!!

Eduardo

Bêbado nenhum falou isso, é um problema hipotético, o uso do b~ebado é para justificar a frase aparentemente confusa, poderia ser um louco ou um charadista. Admiro você por levar por uma situação real.

Yasmin Bueno

Eu fiz com todos os dias da semana

”HOJE SERIA SEXTA”

Supondo que estou na QUARTA-FEIRA

Se ontem Terça-feira
Fosse amanhã
Hoje ‘seria’ Segunda

Não bate.

No DOMINGO

Se o Sábado fosse amanhã
hoje seria sexta
MAS FOI ONTEM então hoje é DOMINGO.

Ainda fico com essa linha de raciocínio.

Guilherme Mattos

Domingo é a resposta ERRADA mais esperada pelo matemático que propôs isso.
Nesta projeção, você não pode refazer a frase para responder(começar de sexta-feira) pois não vale o “se e somente se”.
Para responder, você precisa se colocar no dia exato que foi dito, então se fizermos com o domingo teremos:
Se ontem(sábado), fosse amanhã(segunda), hoje(domingo) seria sexta. Logo se ontem que é sábado fosse segunda, hoje seria TERÇA!!

Logo a resposta correta é QUARTA!!

Eduardo

Se estou na quarta e a terça fosse amanhã hoje seria segunda e não sexta.

luciano

………PERGUNTA RETÓRICA……..

SE ONTEM FOSSE AMANHÃ,HOJE SERIA SEXTA-FEIRA.EM QUE DIA DA SEMANA FOI FEITA A PERGUNTA?

RESPOSTA = ( SEXTA-FEIRA )

RACIOCÍNIO = HOJE(sexta)
ONTEM (quinta)
AMANHA (sexta)

PERGUNTA RETÓRICA = É DADA A RESPOSTA NA PRÒPRIA PERGUNTA

KLeiton

A ordem dos fatores não altera a soma .
A resposta é sexa -feita . Tudo é suposição . Ele não saiu do lugar .

Murillo

Será sempre ante-ontem ao dia da semana de referência!

Francisca

Se ontem fosse amanhã. Hoje seria anteontem. Acho mais lógico a resposta do Domingo.
Estou no Domingo, ontem foi sábado, se sábado fosse amanhã, hoje seria sexta.
Pra mim não cabe a resposta de quarta, pois ontem foi terça, se ontem fosse amanhã, amanhã seria terça e hoje não seria sexta e sim segunda.

Pra ser quarta a resposta, teria que ser na afirmação “se amanhã fosse ontem”.

cesar gripp

Sigo essa mesma linha de raciocinia, mas me deparo com varias pessoas que teimam ser quarta, mas ninguemnexplica porque

Guilherme Mattos

PRA SER QUARTA É SÓ USAR LÓGICA, QUE É EXATAMENTE A PROVA EM QUESTÃO.

ESTAMOS NA QUARTA, SE ONTEM(TERÇA) FOSSE AMANHÃ(QUINTA), HOJE(QUARTA) SERIA SEXTA. PRONTO. PROBLEMAS DE LÓGICA DEVEM SER FEITOS SEMPRE NO DIA EM QUESTÃO, NO REAL.

PRA SER DOMINGO NÃO USA A LÓGICA, É MEIO FILOSOFIA, SE ONTEM FOSSE AMANHÃ.
USANDO DOMINGO, SE ONTEM(SABADO) FOSSE AMANHÃ(SEGUNDA), HOJE SERIA TERÇA!

tomas turbando

E a maconha que vc fumou. Foi de q morro ?

Guilherme Mattos

PRA SER QUARTA É SÓ USAR LÓGICA, QUE É EXATAMENTE A PROVA EM QUESTÃO.

ESTAMOS NA QUARTA, SE ONTEM(TERÇA) FOSSE AMANHÃ(QUINTA), HOJE(QUARTA) SERIA SEXTA. PRONTO. PROBLEMAS DE LÓGICA DEVEM SER FEITOS SEMPRE NO DIA EM QUESTÃO, NO REAL.

PRA SER DOMINGO NÃO USA A LÓGICA, É MEIO FILOSOFIA, SE ONTEM FOSSE AMANHÃ.
USANDO DOMINGO, SE ONTEM(SABADO) FOSSE AMANHÃ(SEGUNDA), HOJE SERIA TERÇA!

Pablo Barros de Oliveira

Um bêbado disse: ”Se ontem fosse amanhã, hoje seria sexta-feira”
Em qual dia de semana o bêbado falou isso?

A resposta é: Quarta ou Domingo. Dependendo da interpretação do leitor.

” Hoje é Quarta-Feira…
Mas e se ontem, ao invés de Terça-Feira, fosse Quinta-Feira, que é originalmente amanhã?
Então ontem, se ao invés de Terça-Feira, fingíssemos que fosse Quinta-Feira, hoje seria Sexta-Feira! ”

~~~~

” Hoje é Domingo…
Mas e se ontem, Sábado, na verdade fosse amanhã, no lugar de Segunda-Feira?
Então amanhã, se ao invés de ser Segunda-Feira, fingíssemos que fosse Sábado, hoje seria Sexta-Feira! ”

~~~~

O duplo sentido está no trecho “ontem fosse amanhã”, ou mais precisamente na palavra “Fosse”.
Dependendo de qual dia substitui qual, terá resultados diferentes.
Se você ler a frase e interpretar como se o dia de amanhã tomasse o lugar do dia de ontem, ou seja, “Se ontem FOSSE substituído pelo dia de amanhã”, concluirá que o dia de hoje é Quarta-Feira.
Mas se você ler a frase e interpretar como se o dia de ontem tomasse o lugar do dia de amanhã, ou seja, “Se ontem FOSSE substituto do dia de amanhã”, concluirá que o dia de hoje é Domingo.

Espero ter esclarecido.

Pedro Tourinho Filho

Concordo plenamente. Ou se projeta o ontem para o amanhã e obtemos quarta, ou se remete o amanhã para o ontem e obtemos domingo.

flavio

aqui conseguimos concluir igual a voce. mas foi um pouco dificil mesmo !! tivemos que pegar lapis e papel pra desenhar rs…..

Ana Beatriz

Muuuuuuuuito obrigada, estava em tempo de enlouquecer. Pois achava que era domingo e pronto, mas da forma que você explicou me ajudou a entender.

Gustavo Dutra

Eu cheguei a conclusão que a resposta correta é DOMINGO devido ao seguinte raciocínio ilustrativo:

ESQUEMA 1 –> CORRETO:
QUI “SEX DESEJADA PELO BÊBADO” SÁB –> calendário imaginário
=
SÁB DOMINGO SEG –> calendário real

CONCLUSÃO: Nesse esquema o ontem passa a ser o amanhã.

ESQUEMA 2 –> ERRADO:
QUI “SEX DESEJADA PELO BÊBADO” SÁB –> calendário imaginário
TER QUARTA QUI –> calendário real

CONCLUSÃO: Nesse esquema o amanhã passa a ser o ontem.

CONCLUSÃO GERAL: O enunciado diz “SE ONTEM FOSSE AMANHÔ. Logo, ele quer que o ontem vire o amanhã que é o que acontece no esquema 1.

samuel

Mas se o ontem fosse o amanha,o amanha não teria obrigatoriamente de ser o ontem?O enunciado não coloca o ontem e o amanha sendo os dois o mesmo dia?E sendo assim inverter a ordem deles acarreta em alguma mudança no contexto?

Kaique Fernando

raciocinio
se colocarmos que no dia que ele falou isso fosse quarta:
se ontem terça feira fosse amanha no lugar de quinta então hj seria segunda.

de sexta:
se ontem quinta feira fosse amanha no lugar de sabado hj seria quarta.

de segunda:
se ontem domingo fosse amanha no lugar de terça hj seria sabado.

de terça:
se ontem segunda fosse amanha no lugar de quarta hj seria domingo.

de quinta:
se ontem quarta fosse amanha no lugar de sexta hj seria terça.

de sabado:
se ontem sexta feira fosse amanha no lugar de domingo hj seria quinta.

de domingo:
se ontem sabado fosse amanha no lugar de segunda hj seria sexta tudo isso porq o amanha seria sabado e um dia antes de sabado vem sexta e na frase ele diz se ontem fosse amanha hj SERIA sexta

Daniele Souza

Gente, eu acho que é sabado.
Entendi que no momento que ele diz:
Se ontem fosse amanhã, o que prevalece é o amanhã, ou seja, na visão do bêbado ontem e amanhã serão o mesmo dia da semana, sendo assim, Se: Ontem sábado, fosse amanhã sábado (ao invés de domingo) hoje seria sexta.

Welington Castro

Bem eu e um amigo chegamos a seguinte conclusão.

O Mistério da questão está na expressão “Se ontem fosse amanhã”. Pois isso pode ser interpretado de duas formas:
1° interpretação o Bebado deseja avançar no tempo e assim chegar mais rapido a Sexta-Feira. Antecipando o dia de ontem que era Terça-Feira para Quinta-Feira, Tornando o dia de hoje Quarta-Feira em uma Sexta-Feira.

2° Interpretação o Bebado deseja voltar no tempo e assim prolongar seu fim de semana. Dizendo que se ontem Sabado fosse amanhã Segunda-Feira hoje que é Domingo seria Sexta-Feira

Rossano

Alguém me ajuda, não entendi o Pq domingo!

Rossano

Alguém poderia me explicar o porque da resposta?

Paulo André

”Se ontem fosse amanhã, hoje seria sexta-feira”

Terça – quarta – quinta – sexta
ontem – bêbado – amanhã – sexta
^^^=====================^^^
“se ontem fosse amanhã”

Trocando o ontem pelo amanhã,,,, terça é quinta e quarta é sexta…

O Bêbado está na QUARTA – FEIRA !!!!!

Kaique Fernando

se colocarmos que no dia que ele falou isso fosse quarta:
se ontem terça feira fosse amanha no lugar de quinta então hj seria segunda.

de sexta:
se ontem quinta feira fosse amanha no lugar de sabado hj seria quarta.

de segunda:
se ontem domingo fosse amanha no lugar de terça hj seria sabado.

de terça:
se ontem segunda fosse amanha no lugar de quarta hj seria domingo.

de quinta:
se ontem quarta fosse amanha no lugar de sexta hj seria terça.

de sabado:
se ontem sexta feira fosse amanha no lugar de domingo hj seria quinta.

de domingo:
se ontem sabado fosse amanha no lugar de segunda hj seria sexta tudo isso porq o amanha seria sabado e um dia antes de sabado vem sexta e na frase ele diz se ontem fosse amanha hj SERIA sexta

Jonathas Cardozo

Ótima resposta. Concordo e tenho o mesmo raciocínio.

Wagner

A questão não é matemática, e sim de interpretação.
Vejam: A dona aranha subiu pela parede, veio a chuva forte e a derrubou (DERRUBOU QUEM? A ARANHA ou a PAREDE?) Tem dupla interpretação…
No caso do dia, supondo que seja SEXTA-FEIRA:
Se ontem (QUINTA), fosse amanhã (AMANHÃ DE QUINTA, NÃO DE HOJE!!!), hoje seria sexta-feira!
ou…
Se ontem (QUARTA), fosse amanhã (AMANHÃ DE HOJE É SEXTA), hoje seria sexta-feira. Nesse caso, não precisamos saber e podemos descartar o ontem, pois trata-se de uma HIPÓTESE, ou seja, apenas querer que o dia de ontem seja o de amanhã. Amanhã é SEXTA, portanto hoje é QUINTA!
Nesse caso, no 1º seria SEXTA mesmo e, no 2º QUINTA-FEIRA!!!

Wagner

Explicando melhor:
Se hoje (QUINTA) fosse amanhã (SEXTA), hoje seria SEXTA!
Se ontem (QUARTA) fosse amanhã (SEXTA), hoje seria SEXTA!
Se amanhã (SEXTA), fosse amanhã (SEXTA), hoje seria SEXTA!

Se QUALQUER DIA FOSSE AMANHÃ, seria sexta e ponto! Porque HOJE é QUINTA!

Prolixo

— Se ontem fosse amanhã, hoje seria sexta-feira — disse o bêbado, desviando a atenção de todos enquanto surrupiava do balcão a garrafa de cachaça.

Alexandre Alves Lobo

A resposta é…

42

bill barsch

Gente, eu tenho a resposta definitiva pra isso de uma forma obvia que ninguem pensou ainda. A resposta é Domingo sem sombra de duvidas. Explicação:
A questão cria um senario hipotético onde “ONTEM fosse AMANHA”
Como ontem pode ser amanha? Na nossa imaginação pode!
Basta imaginar dois calendarios um sobre o outro, e posicionar o de cima jogando o dia de ontem em cima do dia de amanha.
Ou seja, temos dois calendarios, um IMAGINARIO e outro REAL, se estivermos numa quinta feira (calendario real) no senario hipotetico de que “ontem seja amanha” (calendario imaginario) a quarta (ontem) corresponde a sexta (amanha)
Dai muitos falam: entao sexta = quarta, resposta: quarta feira.

Não! Pois a quarta na hipotese de que “ontem seja amanha” corresponde a sexta (real)
Ou seja a quarta (imaginaria) corresponde a sexta (real)
E a quinta imaginaria? Corresponde ao sabado Real
E a Sexta imaginaria? Corresponde ao Domingo real.

Quando ele fala: “Hoje SERIA sexta”
Hoje é sexta? NÃO! Hoje é um dia que não é sexta! kk
De qual sexta ele fala? De uma sexta hipotetica (imaginaria)
Hoje é um dia que corresponde a SEXTA NA HIPOTESE DE: “ONTEM fosse AMANHA”!
Ou seja, Que dia é hoje? Que dia corresponde a SEXTA IMAGINARIA?
Ja foi dito acima, Sexta imaginaria corresponde a DOMINGO REAL.
Hoje é domingo.
Se “ontem fosse amanha” hoje SERIA sexta (nesta hipótese imaginaria)
Que dia é hoje (realmente)? Domingo!

izabel

Só um coment pra sua conclusão: seu raciocínio está corretíssimo, já seu português amigo… Cenário se escreve com C e não com S

PHD Física no Clear

Tu fez uM cálculos imenso para resolver porcaria nenhuma. (Raciocínio lógico) Estamos falando de tempo”” logo à uma base real. base real= orador bêbado= tempo(ontem X amanhã)Base: dia a ser descoberto(Tendo em vista que o tempo e crescente;logo o tempo em que se pronuncia o orador é ” ((quarta Feira!”))

Flávio Jordani

Mais do que correto!!!
O ontem vira o amanhã.
Estando na Quarta, o ontem virou a Quinta, que é o amanhã da Quarta.

Flávio Jordani

Pensando bem… por questão de interpretação de texto, pode também ser Domingo, quando se inverte o raciocínio.

Prolixo

[ “Se ontem fosse amanhã, hoje seria sexta-feira” ]

O “fosse” na frase diz: supondo uma coisa que É DEIXASSE DE SER, tornando-se outra coisa, então a consequência mudaria. O ONTEM da frase é o único indício de dia real (não um dia suposto pelo bêbado).

> Hoje SENDO sexta-feira, AMANHÃ será SÁBADO.
Mas AMANHÃ no caso é o ONTEM real (Hoje real, DOMINGO).

> Se sábado (ontem real) FOSSE sábado (o amanhã de sexta-feira suposta), hoje seria sexta-feira (hoje suposto).

> HOJE SUPOSTO = sexta-feira. AMANHÃ DO SUPOSTO HOJE = sábado. Porém ONTEM fosse esse amanhã suposto, que é sábado, o ONTEM do real. Hoje real DOMINGO.

SERIA quarta se trocasse a ordem das palavras amanhã e ontem na frase: “Se AMANHÂ fosse ONTEM, hoje seria sexta-feira”.

Aplicando (FORÇOSAMENTE) QUARTA-FEIRA na sentença original (“Se ontem fosse amanhã, hoje seria sexta-feira”), ficaria:

Hoje real QUARTA-FEIRA:
Se terça (dia real, ontem da quarta-feira real) FOSSE sábado (suposto amanhã de sexta-feira, hoje suposto pelo bêbado), hoje seria sexta-feira.

Rejeitando o “[…]hoje seria sexta-feira” suposto pelo bêbado ficaria:
Se terça (dia real, ontem da quarta-feira real) FOSSE quinta (amanhã de quarta-feira, hoje real), hoje seria sexta-feira. O que não faz sentido.

> Só encontro a reposta coerente no DOMINGO.

Flavio Sousa

Depende da interpretação da frase:

SE ONTEM FOSSE AMANHÃ, HOJE SERIA SEXTA

Considerando que HOJE é DOMINGO
SE SÁBADO FOSSE AMANHÃ, HOJE SERIA SEXTA (frase verdadeira)

Considerando que HOJE é QUARTA
SE ONTEM FOSSE QUINTA, HOJE SERIA SEXTA (frase verdadeira)

Como não sabemos qual é o dia verdadeiro não podemos garantir qual das duas afirmações o bêbado estava fazendo!
As duas frases acima estão corretas, mas uma das duas tem o mesmo sentido que a afirmação do bêbado, como não sabemos os dois raciocínios estão corretos.

daisy kelly

A frase é: SE ONTEM FOSSE AMANHA, HOJE SERIA SEXTA.

Sendo assim, levando em consideração Quarta-feira(resposta errada)

se o dia em questão é quarta, o ontem de quarta é terça feira… então se o ontem(terça-feira)fosse amanhã, hoje seria segunda e não sexta. ficando a frase assim.
SE ONTEM (TERÇA) FOSSE AMANHA(PARTINDO DO PONTO QUE O DIA E QUARTA), HOJE SERIA SEGUNDA.

ENTÃO QUARTA-FEIRA É UMA RESPOSTA ERRADA

_________________________________________________________________________

Agora levando em consideração o DOMINGO (resposta correta)

Se ontem fosse amanhã, hoje seria sexta.

Depois de sexta vem sábado, então se hoje fosse sexta, amanha seria sábado, e se o sábado era ontem, consecutivamente hoje é domingo.

RESPOSTA CORRETA DOMINGO

Carlos Medger

Flávio, vc está louco?? é Quarta Feira, pois se ontem (terça-feira) fosse amanha (Quinta-feira) Hoje seria sexta, a pergunta é clara SE ONTEM FOSSE AMANHA.

Abs

Diego

Amigo, se a frase é “se ontem fosse amanhã”
ele transforma o amanhã no ontem…
vamos seguir pela resposta da quarta feira…
se ontem (terça) fosse amanhã … ele diz que o amanhã seria a terça, ou seja, a frase ficaria, se terça fosse amanhã, logo hoje seria sexta… ou seja, a questão esta incorreta…
agora se é colocado como resposta domingo
ficaria : se ontem (sabado) fosse amanhã, hoje seria sexta.
caberia, pois ficaria : se sabado fosse amanha, logo hoje seria sexta.

Junynho Apaggiju

Como foi um bêbado que falou, a resposta correta é domingo, pelo simples fato de que ele está se lamentando pelo fim do fim de semana.

Ian Silva Oliveira

Resolvi matematicamente o problema:

1. Seja o conjunto W = { Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo } e d um elemento de W.

2. Sejam duas funções:
2.a. Amanhã do dia d – A(d) : W -> W tal que A(d) = d++; em que, por exemplo, A(d == Segunda) == Terça.
2.b. Ontem do dia d – O(d) : W -> W tal que O(d) = d–; em que, por exemplo, O(d == Segunda) == Domingo.

Reescrevendo o enunciado do problema, que se encontra na ORDEM INDIRETA, sem alterar a semântica:

Frase original:
”Se ontem fosse amanhã, hoje seria sexta-feira”
para
Frase reescrita: “Hoje seria sexta-feira se fosse amanhã ontem”

Então temos, supondo d o dia hipotético ‘Hoje’ e h o dia anterior aquele em que a frase foi dita:

1.1) d == Sexta
2.1) O(h) == A(d)

Aplicando a função A(d) nos dois lados da igualdade 2.1),

1.1) d == Sexta
2.2) A(O(h)) == A(A(d)) => h == A(A(d)) pois A(O(h)) == h.

Mas A(A(d)) == A(A(Sexta)) == A(Sábado) == Domingo.

Guilherme Mattos

Não entendi nada.
Ainda acho que a resposta é quarta.

Hpr Cod

Cenário Real:
Ontem1 = x-1
Hoje1 = x
Amanhã1=x+1

Cenário hipotético:
Ontem2 = y-1
Hoje2 = y
Amanhã2 = y+1

Se Ontem2 = amanhã1, então:

y-1 = x+1 –> x = y-2

Mas y = hoje2 = sexta, logo:

x = sexta-2 = quarta.

Resposta: Quarta-Feira.

Obs: Se o enunciado tivesse dito que “Se amanhã fosse ontem…”, então a resposta correta seria domingo.

Roberson Arruda

A resposta correta é Quarta-Feira. Mas antes vejamos porque não pode ser Domingo. Supondo que seja domingo, então temos:

Cenário real (estes dias não mudam):
Ontem1 = Sábado
Hoje1 = Domingo
Amanhã1 = Segunda

Cenário hipotético:
Ontem2 = Y
Hoje2 = Y+1
Amanhã2 = y+2

Se Y = Amanhã1 = Segunda, então Hoje2 = Segunda+1 = Terça. Mas o enunciado diz que Hoje2 deveria ser sexta, não terça.

Agora vejamos porque a resposta correta é quarta-feira:

Cenário real (estes dias não mudam):
Hoje1 = Quarta
Amanhã1 = Quinta

Cenário hipotético:
Ontem2 = Y
Hoje2 = Y+1

Se Y = Amanhã1 = quinta, então Hoje2 = Quinta+1 = Sexta. Veja que isso é exatamente o que o enunciado diz, portanto está correto.

Obs: muitos cometeram o erro de pegar o Amanhã2 do cenário hipotético e atribuir o valor do Ontem1 do cenário real, chegando a conclusão de que a resposta correta é Domingo. Isso está errado porque a pergunta claramente diz que “Se ontem fosse amanhã” e não “Se amanhã fosse ontem”.

Reinaldo Ribeiro

Analisando o resultado da enquete sobre a pergunta, vejo que quarta-feira e domingo estão empatadas tecnicamente. Baseando nesse resultado, chego a conclusão que as duas respostas são verdadeiras!

Flavio Sousa

Concordo… depende de como interpretação da frase:

SE ONTEM FOSSE AMANHÃ, HOJE SERIA SEXTA

SE HOJE É DOMINGO
SE SÁBADO FOSSE AMANHÃ, HOJE SERIA SEXTA

SE HOJE É QUARTA
SE ONTEM FOSSE QUINTA, HOJE SERIA SEXTA

Barbara

Depois de ler vários comentários acho que é tudo interpretação. Ainda fico com a minha resposta que é domingo ‘-‘

Renan Carlos Pauferro Young

O pessoal que está respondendo DOMINGO, está pensando da seguinte maneira:
“Se o dia de ontem fosse apenas daqui a 24h.”

O pessoal que está respondendo QUARTA-FEIRA, está raciocinando da seguinte forma:
“Se ontem fosse o dia que será amanha.”

Na minha interpretação, a resposta correta é QUARTA-FEIRA.

Nathálian Camilotti de Aguiar

A resposta certa é domingo, porque… “Se ontem fosse amanhã, hoje seria sexta” Vamos supor que hoje realmente é sexta, que dia é amanhã? SÁBADO. Ou seja, voltando ao raciocínio, descobrimos que o ontem é SÁBADO, pois se sábado fosse amanhã, hoje seria sexta. Então prosseguindo, se ontem foi sábado, que dia é hoje? DOMINGO. (Da pra entender, se ler atentamente)

Tiago

Muito boa explicação, agora consegui entender. Vc está de parabéns!

Cecílio Silva

“se ontem fosse amanhã” tem duplo sentido, podendo ser dois dias diferentes, ex: terça e quinta-feira, ou o mesmo dia, ex: sábado, por isso a confusão.

Caroline Ferreira

O pessoal que diz que a frase foi dita em um domingo está misturando as bolas, porque já está se baseando na sexta-feira.
O ontem de domingo é sábado e se hoje é sexta, o amanhã (de sexta) é sábado. Isso é óbvio.

Mas a questão não é essa. A questão é baseada no dia que ele fez a afirmação!

Digamos que o bêbado faz a afirmação em um domingo:
Se ontem (sábado) fosse amanhã(segunda), hoje seria terça, porque o ONTEM de terça é segunda.

Agora,digamos que o bêbado afirmou isso em uma quarta-feira:
Se ontem (terça) fosse amanhã (quinta), hoje seria sexta-feira, porque o ONTEM de sexta é quinta!

Eva

Seria Quarta-feira se o bêbado dissesse: Se amanhã fosse ontem hoje seria sexta… Ou seja, dia atual=Quarta Ontem:Terça Amanhã=Quinta Hoje seria=Sexta porque Sexta é depois de Quinta e não antes.
Se vc pega o dia de amanhã e passa pra ontem o seu dia atual é o seguinte e não o anterior.

Eva

eu deduzi que depende do ponto de vista…. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Barbara

e se vc pega o dia de ontem e passa para o dia de amanha??

Levi

Não se pode passar o dia de amanhã para ontem, simplesmente porque utilizou-se o verbo “fosse”.

Tem sentido dizer “se eu FOSSE campeão ontem”?
Se fosse “se eu TIVESSE SIDO campeão ontem”, aí tudo bem…

guilherme

Eis a resposta e a explicação CORRETA!
Domingo!
A única certeza que temos no problema é a sexta feira.
“se ontem fosse amanhã hoje é sexta feira”
Observação, ele deseja que o ontem seja amanhã para que hoje seja sexta.
Se formos testando cada dia da semana a resposta será diferente, vamos pegar o domingo e a quarta para exemplificar.

Se pensarmos no domingo:
O ontem de domingo é sábado, portanto,
Se ontem (sábado) fosse amanhã (sábado de novo, ele quer que o ontem seja amanhã) hoje é sexta.

Se pensarmos na quarta:
Se ontem (terça), fosse amanhã (terça), hoje é segunda. E não sexta que é a certeza do problema.

Bem, meu raciocínio foi esse.

Arthur

Domingo é a resposta errada.
Se no tempo real do bêbado (e não na condicionante que ele criou “se”) hoje fosse domingo, então amanhã de fato seria segunda. Se ontem fosse amanhã, isto é segunda, então hoje seria terça e não sexta pois depois de segunda só pode ser terça.
Agora se você determina quarta-feira como sendo o dia em que o bêbado falou a frasem, então ficaria assim: Se ontem (terça-feira) fosse quinta-feira, então hoje seria sexta-feira.
Então a resposta certa é Quarta-feira.

guilherme

Eis a resposta e a explicação CORRETA!
Domingo!
A única certeza que temos no problema é a sexta feira.
“se ontem fosse amanhã hoje é sexta feira”
Observação, ele deseja que o ontem seja amanhã para que hoje seja sexta.
Se formos testando cada dia da semana a resposta será diferente, vamos pegar o domingo e a quarta para exemplificar.

Se pensarmos no domingo:
O ontem de domingo é sábado, portanto,
Se ontem (sábado) fosse amanhã (sábado de novo, ele quer que o ontem seja amanhã) hoje é sexta.

Se pensarmos na quarta:

josival

Gente!
A unica certeza é o amanhã os demais é “se” condição,mas não implica ser o dia de sexta:
Se ontem fosse amanhã, hoje seria sexta-feira. A unica forma de hoje ser sexta é se o amanhã for sábaod. Logo o bébado falou isso na SEXTA-FEIRA

Andrei

É domingo. Pra ser sexta, o ontem precisa ser sábado, pois hoje seria sexta se ele ontem (sábado) fosse amanhã.

O certo é pensar assim: “Se ontem fosse amanhã >> Hoje SERIA sexta-feira >> Para que seja POSSÍVEL hoje ser sexta, ele teria que ter dito isso num domingo”.

E não assim: “Hoje É sexta-feira >> CONCLUSÃO >> O ontem de sexta-feira é quinta, se quinta fosse amanhã hoje seria quarta”.

César

” O certo é pensar assim ”
Não seria muita prepotência sua dizer como as pessoas devem pensar?

Pensar dessa forma foi mais fácil pra mim, apenas isso.

Sergio Ricardo

A resposta é muito simples;
se ontem (sábado)fosse amanhã (que se refere a segunda),hoje seria sexta, então é lógico que estamos falando do domingo!!!Pois se sábado fosse na segunda é obvio que domingo seria sexta!

Guilherme Mattos

Já penso diferente.
Pensando ser quarta.

se ontem “terça” fosse amanhã “quinta”.
Se ontem foi quinta, óbvio que hoje é sexta.
Mas o seu raciocínio eu to quase concordando tbm…rs…

César

O problema é que algumas pessoas têm como princípio o dia ATUAL e outros começam o raciocínio como se hoje fosse SEXTA.
Acho que se esta pergunta tivesse sido feita numa sexta feira, todos responderiam DOMINGO.

Sergio Freire

Vou beber umas 10 doses de whiskies para poder pensar como esse bêbado. kkkkk

Enio Andrade

Vou ficar sempre acompanhando para saber qual foi mesmo o dia. Na minha opinião foi em um domingo, mas agora com o empate técnico entre a quarta-feira e domingo, eu estou em dúvida novamente!

eduardo moura

Nao sei qual a dificuldade em se resolver isso. Imaginamos que hj é DOMINGO, que dia é ontem? SABADO. Pois pegue o dia de otem(SABADO) e coloque amanha. Que dia sera hj? SEXTA.
Pronto, resolvido

vanessa melo

se ele falou no domingo seria assim:
ontem: sábado
amanha: segunda feira
hoje: domingo
então se ontem(sábado) fosse amanha(segunda feira), hoje(domingo) seria terça feira. então não bate, portanto não pode ser a resposta certa.

Diego

Primeiramente, a resposta correta é quarta-feira!
Na frase as palavras “se ontem” e “seria sexta” mostra um fato que poderia acontecer, e o amanhã é uma certeza, então levando por esse ponte devemos concluir que o ontem e o amanhã é o mesmo dia, então se ontem no caso levando em partida sexta feira, seria quinta feira o “ontem”, como o ontem é o amanhã do dia em que estamos então a quinta feira é o dia em que seria o ontem e o amanhã, então concluímos que estamos na quarta feira.

vanessa melo

correto pois se ele falou na quarta feira seria assim:
hoje: quarta (sexta)
ontem: terça
amanha: quinta feira
entao se ontem(terça) fosse amanha(quinta), hoje(quarta) seria sexta feira.
correto.

Lucas Avla

DOMINGO.

Raciocinem comigo: Estou no domingo. O ontem de domingo é Sabado. Se o ontem de Domingo for amanhã (não amanhã de domingo, e sim, amanhã de sexta), ou seja, o ontem de Domingo, que é SABADO, é o AMANHÃ de SEXTA.

Dani Faraday

Quinta Feira!
Ontem é quarta, se fosse no dia seguinte amanhã seria Sexta, e estou dizendo isso na quinta feira!

Keny Duarte

O cara está bêbado! Logo conclui-se que ele estava falando da terça-feira, pois não sabia nem que dia era hoje. A não ser que ele seja grego…

Cleber

Vou beber, assim que terminar, respondo a pergunta!

Maria Luiza

QUARTA. Hoje é quarta, porque se ontem(terça) fosse amanhã(quinta), hoje seria sexta.
Não pode ser domingo. Se hoje fosse domingo, ontem seria sexta e amanhã segunda. Porque se ontem(sexta) fosse amanhã(segunda), hoje seria terça feira e não sexta.

Maria Luiza

Troca o sexta por sábado e a justificativa de não poder ser domingo será a mesma. Desculpem o equivoco.
Mas a resposta continua sendo quarta.

Cone Silva

Quarta.
Oh, substitua os dias:
Hoje (quarta)
Ontem (Terça)
Amanhã (Quinta)

Se terça fosse quinta hoje seria sexta.

Geraldo

Quarta e Domingo, ambas as respostas estão corretas. se fizermos ONTEM recebe AMANHA teremos QUARTA; se fizermos AMANHA recebe ONTEM teremos DOMINGO.

Roberson Arruda

Não estão ambas corretas, pois a pergunta é bem clara “Se ontem fosse amanhã” e não “Se amanhã fosse ontem”.

Portanto, quem parte do seu segundo princípio, está errado devido a formulação do enunciado.

João

Gente, a resposta certa é QUINTA-FEIRA.

Porque a primeira parte do enunciado é uma condição, e a segunda é uma afirmação. Se ele me diz que ontem fosse amanhã, hoje seria sexta, então o “amanhã” é uma afirmação que é sexta, então.. Ontem foi quarta, e o dia que estou falando é quinta.

airton

Amigos, esse raciocínio lógico esta dando o que falar! rs..

Respondam esse também: Qual dia seria hoje, se amanhã fosse ontem?

Manoel Ribeiro

Só existe uma resposta correta que em um domingo. O bêbado disse que seria sexta-feira e não que era sexta-feira. Raciocina comigo com toda atenção! se ontem sábado fosse amanhã, hoje seria sexta-feira. Entenderam agora?

Antônio marcos dos santos Sousa

Agindo como um bêbado eu chego na quarta feira e digo:se ontem terça fosse amanhã quinta hoje seria sexta feira.pois ele não passaria de terça para quarta e sim de quinta para sexta feira.

Antônio marcos dos santos Sousa

A lógica diz:se ontem quinta fosse amanhã sábado hoje só pode ser a própria sexta feira

JOSE ROGER JR.

Se é raciocínio lógico, portanto só existe uma resposta!!!!!!!
Resposta: o bebado falou isso no Domingo!!!!!!

Fabrício

Mas se fosse domingo, o amanha seria segunda. Então a resposta é sexta.

André Monteiro

Pessoal, foi divulgado já por uma banca de Concursos, que existem duas respostas aceitáveis.. Quarta-feira e Domingo. Ambas estão corretas.

Aqui vai uma breve explicação:

1 – resposta
”Se ontem fosse amanhã, hoje seria sexta-feira” ->
“Se sábado fosse amanhã, hoje seria sexta-feira” ->
Ora, se ontem = sábado, então hoje é domingo.

2 resposta
”Se ontem fosse amanhã, hoje seria sexta-feira” ->
“Se ontem fosse quinta-feira, hoje seria sexta-feira ->
Ora, se amanhã é quinta-feira, hoje é quarta-feira!

Entederam? Essa questão foi anulada de um concurso por ter duas respostas. Qualquer outros dias que falarem, não existe.

Roberto

Não consigo entender a logica da segunda resposta (quarta feira), ja que a pergunta afirma que se ontem fosse amanhã. Portanto se hoje é quarta, ontem foi terça; ora se ontem que foi terça fosse amanhã hoje NÃO seria sexta e sim segunda feira. Gostaria que mim ajudasse a entender melhor a segunda reaposta caso eu esteja errado. Obrigado

Darlan

Por que Quarta feira? Entenda
Ontem (terça)
Hoje (quarta)
Amanha (quinta)
Concluido; “se terça fosse quinta hoje seria sexta-feira blz

marco

a lógica da segunda resposta eh justamente que o “ontem e o amanha” teriam que ser o mesmo dia … entende !!

Natasha Santos

André, onde você achou essa resposta ?
Onde foi divulgado ?

João Batista

Se a banca achou que tinha uma resposta mais tinha duas, podem então existir três ou quatro, ou quem sabe até sete!

Sergio Macedo

Galera, essa questão já deu um nó no meu cérebro!!
Eu pensava que foi em um domingo, mas agora já não sei mais nada. O pior que a porra desta questão esta tirando o meu sono!

Denilson Godinho

se ontem fosse amanha hoje seria um dia depois de amanhã
resposta certa quarta feira

carlos

eu nunca vi uma sexta feira antes da quartaou da quinta´se ele falou na qurta , como pd se ontem terça fosse amanha quinta como hj poderia ser sexta

Wilkens Monteiro

Pessoas, analisem as sentenças: “Se ontem fosse amanhã, hoje seria sexta-feira”
Primeiramente temos que resolver a primeira sentença. Então temos a figura do ontem e do amanhã. Ou seja, eu estou falando essa frase no presente (hoje). Sendo assim hoje só pode ser sexta-feira. Se ontem (quinta) fosse amanhã (sábado), hoje seria sexta. E é sexta! Afinal foi um bêbado que falou!

Antonio Gonsalves

A resposta correta é no dia de domingo. Quem acha que é quarta-feira esta totalmente errado!

Victor

Claro que é quarta feira! Se ontem ( terça feira) fosse amanhã (quinta feira) hoje seria sexta feira = se ontem fosse quinta hoje seria sexta! Não pode ser domingo pois se ontem ( sabado) fosse amanhã (segunda) hoje seria TERÇA FEIRA!

Maycon Elias

Na verdade nao pode ser domingo pq pra ser domingo a pergunta teria que ser assim :” se ontem fosse o amanha .. hj seria sexta.. como a pergunta e:” se hj fosse amanha”… entao e quarta feira a resposta

ALUIZIO

Então vamos lá, o cara ta em casa assistindo DOMINGÃO do Faustão, puto por que ta acabando o final de semana, e pensa, amanhã poderia ser sabado,

se amanha é sabado hoje certamente é sexta.

Maycon Elias

Na verdade ha duas resposta pra essa questao pode ser domingo ou quarta… depende de como vc analisou a pergunta a resposta do jair tambem esta certa
.resposta : quarta feira
Se ontem fosse amanha…. ontem terça passaria ser quinta.. resposta tambem poderia ser domingo se ontem sabado fosse amanha amanha de sexta e sabado.. sabado e o ontem de domingo…as duas estao certas..

Jamir dos Santos Lemos

A resposta não pode ser Domingo, pelo fato do enunciado que é “se ontem fosse amanhã”. Porque o dia seguinte de Domingo que é segunda iria ser ontem, o que faria o dia que foi dito ser uma terça-feira.
A resposta correta seria quarta-feira, porque o dia seguinte é quinta-feira que seria ontem e faz com que o dia que foi dito se tornasse uma sexta-feira.

Valeu.

airton

Algum dos leitores concorda com a colocação do nosso amigo Jamir dos Santos Lemos?

Paulo Roberto

Jamir dos Santos, a resposta correta é mesmo o domingo. Acho que vc não interpretou direito a pergunta!

Ana julia regis

Mds que coisa pergunta mais dificil do mundo por favor se souber a resposta divulgue não consigo dormir pensando nessa pergunta!!!!

victor serrano

LEVANDO EM CONSIDERAÇAO QUE A PERGUNTA NAO SE REFERE AO TEMPO. EXATO QUE O BEBADO ESTA , A RESPOSTA PODE SER QUARTA OU DOMINHO
– SE FOR DOMINGO E HJ VIROU SEXTA ESTA CERTO MAS TB PODEMOS COLOCAR QUE O BEBADO ESTA NA QUARTA PQ ELE VOLTA 3 DIAS NO TEMPO NA PERGUNTA , SE ONTEM FOSSE AMANHA HJ SERIA SEXTA entao se ele falou no domingo hj seria 3 dias depois de domingo !
Essa foi a conclusao que quem falou quarta feira chegou
mas a pergunta é “em que dia ele falou isso?“ e nao “em que dia ele estaria “

Raphael Figueiredo

Pessoal, a RESPOSTA certa é SEXTA!

O que confunde nosso consciente é: Cara bêbado; fosse; seria.

Vamos lá: Se ontem ´´FOSSE“ o ontem é QUINTA, amanhã ´´SERIA“ SÁBADO, o hoje ´´SERIA“ SEXTA.

O ontem FOSSE e AMANHÃ seria é o que atrapalha o consciente. Nosso subconsciente se atrapalha, o tico e o teco entram em conflito.

O HOJE ´´SERIA“ SEXTA não seria! É Sexta! A colocação do bêbado que está errada em dizer o SERIA SEXTA e que está confundindo vocês…..

Forma correta que poderíamos dizer a frase para um entendimento mais lógico:

Ontem sendo QUINTA e amanhã sendo SÁBADO hoje é SEXTA.

Então esqueçam o domingo, a quarta, o duplo sentido etc… não tem duplo sentido, duplo sentido é outra coisa.

Abraços!!

https://www.facebook.com/raphael.figueiredo.773

Guilherme Mattos

PRA SER QUARTA É SÓ USAR LÓGICA, QUE É EXATAMENTE A PROVA EM QUESTÃO.

ESTAMOS NA QUARTA, SE ONTEM(TERÇA) FOSSE AMANHÃ(QUINTA), HOJE(QUARTA) SERIA SEXTA. PRONTO. PROBLEMAS DE LÓGICA DEVEM SER FEITOS SEMPRE NO DIA EM QUESTÃO, NO REAL.

PRA SER DOMINGO NÃO USA A LÓGICA, É MEIO FILOSOFIA, SE ONTEM FOSSE AMANHÃ.
USANDO DOMINGO, SE ONTEM(SABADO) FOSSE AMANHÃ(SEGUNDA), HOJE SERIA TERÇA!

du silva

Ele disse isso na sexta-feira mesmo, porque o “hoje” que ele estava (sexta-feira)nada mais é que ontem de amanhã.

Marcio Oliveira Lopes

Oh putaria!!! kkkkkkkkk…
Depende do ponto de vista da questão pessoal. Existem, sim, duas respostas aceitaveis. Quarta e Domingo.

Vão dormir.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigatório * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.