Novo trojan ameaça computadores com Linux

130851-malware
São Paulo – Um grupo de criminosos russos desenvolveu um novo trojan chamado Hand of Thief, cujos principais alvos são as diferentes builds do sistema operacional Linux.

A informação é da companhia de segurança RSA, que ainda revelou que a ameaça visa roubar dados bancários dos usuários donos de computadores infectados. O malware infecta pelo menos 15 builds do SO, incluindo as populares Ubuntu, Fedora e Debian.

O malware, entre outras ações, coleta informações digitadas nos navegadores Chrome, Firefox, Chromium, Aurora e Ice Weasel e bloqueia o acesso a hosts externos, uma técnica similar a de outros trojans para se isolar de anti-vírus, segundo a RSA.

O Hand of Thief pode ser encontrado à venda em comunidades online fechadas de cibercriminosos por cerca de 2.000 dólares (mais ou menos 4.000 reais). O custo é parecido com os de malware feitos para Windows – ou seja, é relativamente alto, dada a menor popularidade do Linux diante do sistema da Microsoft.

Justamente por isso, a probabilidade de o trojan se propagar é bem baixa. Além disso, como o Linux é um sistema de código aberto, a comunidade de usuários pode consertar rapidamente a falha da qual o Hand of Thief tira proveito.

Fonte: Info

Share Button