Escolhendo o melhor canal Wi-Fi

O Wi-Fi é uma tecnologia de rede sem fio que usa uma parte da banda de frequência, para limitar as interferências de outros dispositivos. Esta tecnologia é amplamente utilizada em todo o mundo, tanto para conexões domésticas quanto em cafés, shoppings e outros locais públicos.

Canais e frequências do Wi-Fi

Veja a lista dos canais (e frequências associadas) da banda ISM (2,4 GHz) autorizados para Wi-Fi:

Por que escolher um canal Wi-Fi

Para poderem se comunicar, todas os computadores de uma rede Wi-Fi devem usar o mesmo canal. Nas redes Wi-Fi em modo de infraestrutura (usando um ponto de acesso), este depende do canal definido no ponto de acesso. Ora, a maioria das pessoas deixam o canal padrão, o que significa que várias redes sem fio usam o mesmo canal e compartilham a boa conexão.

Para obter a melhor qualidade possível, usando o Wi-Fi, é preciso ajustar corretamente o canal usado no ponto de acesso, assim como configurado nos computadores clientes, para usar o canal menos utilizado no seu bairro. Para isso, você pode usar softwares como o NetStumbler, que enumera as redes sem fio da vizinhança e os canais utilizados. Note os canais mais utilizados, para escolher aquele mais livre possível. Outro software usado para isso é o inSSIDer for Home:

Na imagem abaixo você pode ver que o Belkin54g (em azul) pode ser o melhor no canal 3, subutilizado em seu ambiente.

Share Button

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigatório * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.