Com dupla proteção

O mesmo arquivo criptografado pode ir parar em dois discos virtuais ao mesmo tempo

Uma forma inteligente de sincronizar arquivos entre dois serviços de armazenamento online é criar um link simbólico para que uma pasta faça parte do diretório de sincronia de ambos os serviços. Resumindo, é como se fossem a mesma pasta, mas elas possuem caminhos diferentes no sistema de arquivos do Windows. O procedimento tem dupla finalidade: redundância e criptografia. Só é importante não ultrapassar a capacidade do serviço que oferece menos espaço.

 

1) Primeiro, baixe e instale as programas de sincronização de ambos os serviços, caso ainda não os use, informando os nomes de usuário e as senhas nas duas ferramentas. Depois, faça o download do AESCrypt  na versão com ambiente gráfico (GUI), respeitando a versão do seu sistema operacional (32 ou 64 bits)2) Em seguida, é hora de criar o link simbólico do tipo junção. Na busca de aplicativos do Windows, procure por Prompt de Comando. Clique com o botão direito e depois clique em Executar Como Administrador. Na janela que se abre, digite o comando:


mklink /J C:\Users\nome_do_usuario\SkyDrive\sincroniaC:\Users\nome_do_usuario\Dropbox\, onde nome_do_usuario deve ser substituído por seu nome no Windows e SkyDrive e Dropbox pelo serviços que você escolher.3) Agora, basta clicar com o botão direito em cima de um arquivo que queira sincronizar e selecionar a opção AES Encrypt. Digite duas vezes uma senha. Ela será usada depois na descriptografia. O aplicativo criará um arquivo com a extensão .AES. Agora basta movê-lo para a pasta de sincronia.

Por Luiz Cruz, de INFO Online

Share Button